quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Apple disponibiliza iOS 5 para download


Finalmente a quinta versão do sistema operacional móvel da Apple foi disponibilizada pela empresa de Cupertino. O iOS 5, anunciado em junto deste ano durante a WWDC 2011, marcou o último evento que contou com a apresentação de Steve Jobs, co-fundador da companhia que morreu aos 56 anos no último dia 5/10
A data de disponibilização foi cravada durante o lançamento do iPhone 4S, que ocorreu no dia 4/10. Durante a apresentação do novo smartphone, o iOS 5 voltou aos holofotes, e foram mostrados alguns de seus recursos, inclusive o Siri, uma espécie de “assistente”, baseado em comandos de voz, que estará disponível apenas para o iPhone 4S. Contudo, excluindo essa nova ferramenta, usuários que possuam iPhone 4, iPhone 3GS, iPods touch de 4ª e 3ª geração e iPads 1 e 2 poderão receber a nova versão do iOS e seus outros recursos. 

Novidades

As notificações do aparelho estão totalmente diferentes: o iOS ganhou um painel bem similar ao existente no Android, que reúne os lembretes dos aplicativos que possuem atualizações, como novos e-mails, notificações do Twitter, Facebook, ligações perdidas, entre outros. O usuário também pode escolher entre as antigas janelas pop-up ou em banners, que são menos intrusivos, e aparecem no topo da tela, independente do app que estiver sendo executado.
Há também novos aplicativos como o Banca, uma espécie de versão do iBooks, só que voltado para revistas, que contará com assinaturas que poderão ser feitas a partir do iTunes (as novas edições dos periódicos são baixadas em segundo plano automaticamente), o Lembretes, que permite criar alarmes (parecidos com os alarmes do relógio) com recursos de geolocalização e o iMessages, um aplicativo que permite trocas de mensagens via Internet entre dispositivos iOS
                                      Outro recurso esperado é a possibilidade de tirar fotos com o botão de volume do aparelho


Além disso, o iCloud também analisa as compras feitas na iTunes Store, App Store e iBooks e as sincroniza através dos dispositivos cadastrados, além de armazenar os backups dos iDevices.
 O serviço de armazenamento em nuvem da Apple deve começar a funcionar por completo assim que a nova versão do iOS for disponibilizada para todos os usuários.




E, por falar em sincronização, ela agora pode ser feita sem fios, a partir de uma conexão Wi-Fi com o computador; enquanto ela acontece, você pode utilizar seu dispositivo iOS, e não encarar a antiga tela “Sincronizando” até o processo chegar ao fim.




iMessage
O que é o iMessage?

Trata-se de um substituto polivalente da Apple para mensagens de texto e MMS. A estratégia da empresa é similar à do BlackBerry Messenger em smartphones da RIM: é uma plataforma de comunicação limitada a dispositivos iOS. 
É melhor do que as mensagens de texto atuais?
Diferentemente do SMS, o iMessage possui recursos interessantes como relatórios de entrega e leitura, e informa quando a pessoa está digitando do outro lado. Vale notar que, por padrão, o iOS do seu aparelho não irá dizer ao seu contato que uma mensagem foi lida; é preciso habilitar isso manualmente. 
Posso cancelar meu plano de mensagens de texto?
Sim, mas é preciso cautela. Vale lembrar que o iMessage é limitado a dispositivos iOS, logo, se o usuário precisa enviar uma mensagem para uma amigo que usa outro celular, é preciso utilizar o SMS. 
Como o iMessage funciona no iPad ou iPod touch?
Assim como o FaceTime, o iMessage pode funcionar tanto com seu número de telefone assim como com o endereço de e-mail. E, novamente similar ao serviço de videoconferência da Apple, o iMessage permite ao usuário especificar que endereços de e-mail serão ligados à conta do novo recurso. 
Ele substitui o aplicativo de Mensagens no iPhone? 
Não, ele é na verdade parte desse aplicativo. Ao compor uma mensagem no iPhone o iOS irá alternar para o protocolo iMessage se o destinatário também for um usuário do serviço. Caso contrário ele utilizará o SMS antigo.

Notificações

Como irão funcionar as notificações no iOS 5?
Fazendo um resumo rápido, as notificações irão aparecer em um banner flutuante, muito parecido com que acontece no Game Center. Ao deslizar um dedo do topo da tela para baixo o usuário revela a Central de Notificações, que mostra uma lista de todos os alertas ordenados por aplicativo que os gerou (Mail, SMS, jogos, etc). Os mais recentes também são exibidos na tela de bloqueio do aparelho (lock Screen), para que o usuário saiba, antes de desbloquear o dispositivo, se há alguma novidade. 
Quanto essas notificações podem ser configuradas?Muito, há um controle grande sobre elas. O usuário pode configurar como os alertas são organizados, quais aplicativos podem ou não enviar notificações, e até escolher voltar para os antigos pop-ups ao invés do banner. Dessa maneira, você pode escolher que mensagens de texto interrompam suas atividades, porém os jogos entrem na nova categoria de alertas, por exemplo. 
Posso tirar as notificações da minha tela de bloqueio?
Sim, apesar de se tratar de um processo manual. É preciso desligar as notificações dessa tela nas configurações de cada aplicativo, a partir dos Ajustes. Caso contrário, todos os alertas que chegarem serão exibidos na tela de bloqueio, mesmo se o usuário tiver estipulado uma senha para liberar o dispositivo.
Com mais de 200 novos recursos, o iOS 5, o sistema operacional mais avançado do mundo para dispositivos móveis, continua avançando e está ainda melhor.

Mais informações , e para conhecer os outros recursos, acesse :






   

                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário