segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

iPhone 4S chega às lojas - testamos o smartphone

Ele é muito mais rápido que os anteriores? 

A câmera é melhor que a do Galaxy S II?

E o Siri, funciona bem? Confira essas e outras respostas



O novo smartphone da Apple  atingiu 1 milhão de pedidos em apenas um dia de pré-venda, segundo a empresa. Apesar do resultado expressivo na fase de encomendas (o maior já registrado por um produto da "maçã"), a primeira reação ao anúncio do aparelho no dia 4/10 foi de decepção  para muita gente, que espera mudanças mais radicais.
Antes mesmo do lançamento do equipamento, Universal Celulares já teve acesso ao aparelho, e conta, a seguir, do que ele é capaz. Mais do que um novo produto, ele é um aprimoramento do iPhone 4, que, mesmo permanecendo praticamente o mesmo por 15 meses, enquanto milhões de aparelhos Android surgiam, continuou sendo o smartphone mais vendido do mercado.
Apesar da reação “fria” inicialmente, a chegada do iPhone 4S é uma notícia boa para os usuários: ele leva o visual de sucesso do iPhone 4 e coloca um processador dual-core, uma câmera melhor e uma tecnologia de comandos de voz toda nova e exclusiva.
Rapidez

O iPhone 4S possui o chip dual-core A5, da Apple, que também está presente no iPad 2, e é melhor do que anterior A4, presente no iPhone 4 e no iPad 1. Os resultados dos nossos testes gerais mostraram que ele é aproximadamente duas vezes mais rápido do que o iPhone 4.
A Apple diz que o desempenho gráfico do 4S recebeu um ganho ainda maior com o A5, chegando a ser até 7 vezes mais rápido do que seu antecessor. Esse é um cenário de situação ideal, mas nosso testes com o app de benchmark gráfico GLBench Pro  mostraram uma performance melhor na parte gráfica, mas não nesse nível.
Uma sequência de testes de 3D teve uma taxa de reprodução de frames cerca de cinco vezes maior do que a mesma cena no iPhone 4; outro clipe atingiu aproximadamente o dobro da taxa de exibição de frames.
E os usuários do iPhone 3GS, por exemplo, verão um aumento de velocidade muito maior, além de um bom motivo para atualizar seus aparelhos. O iPhone 4S carregou uma página de testes em um terço do tempo.

Apesar do visual igual ao anterior, novo iPhone é mais rápido e tem câmera melhor

O único aparelho iOS existente que pode alcançar – e até mesmo derrotar – o iPhone 4S é o iPad 2. Na maioria dos testes, o iPad 2 foi um pouco mais rápido do que o iPhone 4S (e o tablet original foi também mais rápido do que o iPhone 4). Mas é óbvio que o iPad não cabe no bolso da sua calça, certo?
Apesar de a Apple dizer que o tempo de bateria do iPhone 4S é, na verdade, uma hora maior do que o iPhone 4, a navegação no Wi-Fi pode “sugar” essa hora extra.
O resultado final é um telefone que oferece, em grande parte, a mesma duração de bateria do iPhone 4 – mas vale lembrar que não realizamos testes específicos de bateria. No uso geral, ele teve desempenho semelhante nessa área.
Um conto de duas tecnologias

Apesar de muitas operadoras estarem lançando redes 4G nos EUA, o iPhone 4S não possui suporte para essa tecnologia.
Como resultado, a velocidade teórica máxima de download em 3G do iPhone 4S é de 14.4Mbps, o que já é duas vezes mais do que os 7.2Mbps do iPhone 4. Mas em nossos testes não conseguimos fazer downloads acima de 4.2 Mbps na rede 3G da operadora americana AT&T na região de São Francisco, na Califórnia.

Os melhores resultados estão em vermelho.

Antenas em ação

O problema da antena do iPhone 4 acabou ficando maior do que deveria talvez, recebendo até o apelido “antennagate”.  Por isso, a Apple trabalhou para que esse problema não queimasse mais a sua imagem.
A mudança dinâmica entre duas antenas, presente no novo iPhone, significa que você não conseguirá reproduzir o chamado “death grip” no iPhone 4S, a não ser que tente literalmente estrangular seu telefone.
Câmera melhor
Apesar de os primeiros iPhones terem recebido câmeras “pobres”, a Apple aprendeu a lição a partir do iPhone 4. E com o novo modelo não é diferente. O iPhone 4S tem uma câmera com resolução de 8 MP (2248x3264 pixels) além de várias melhorias na parte óptica e uma abertura maior (f/2.4).
Além disso, o novo iPhone grava vídeos em 1080p, uma resolução significativamente maior do que os 720p do iPhone 4 (isso significa que seus vídeos serão maiores; não há como dizer para o iPhone 4S gravá-los em uma resolução menor).
Para testar a câmera do 4S, fizemos nossos testes padrão de vídeos e fotos e as comparamos com amostras de quatros smartphones Android, o iPhone 4 e uma câmera point-shoot Nikon Coolpix.
Gostamos mais das imagens do iPhone 4S, seguido pelo Samsung Galaxy II. O 4S foi o melhor nos testes de flash e exposição e ficou melhor nos testes de claridade. Também se sobressaiu no teste de vídeo com luz baixa. Os resultados foram igualmente impressionantes em testes externos à luz do dia.

Mas há mais do que isso na câmera do telefone. A chegada do chip A5 também traz benefícios, como a estabilização de imagem e a detecção de faces.
E o mais importante de tudo é que a velocidade do iPhone 4S e algumas mudanças do novo sistema iOS 5 trabalham para resolver a maior falha da câmera do iPhone até então: a demora que tinha em tirar uma fotografia.
Você vai falar com ele

Apesar de trazer uma câmera melhor e um processador mais rápido, a novidade mais falada do iPhone 4S será o recurso Siri. O assistente pessoal controlado por voz substitui o recurso Controle de Voz (Voice Control) introduzido no iPhone 3GS e permite que você fale comandos para o seu telefone, que fará suas vontades – mas não há previsão de o recurso ganhar suporte para português brasileiro.
O Siri exige uma conexão com a Internet, pois funciona ao gravar sua voz e enviá-la para um servidor que interpreta o que você disse e retorna um texto escrito.
Enquanto o Voice Control não fazia muito mais do que discar um telefone ou tocar uma música, o Siri não exige um vocabulário restrito, o que torna sua interação muito mais natural. O Siri também é mais compreensivo, e também funciona com diversos outros applicativos, além do Telefone e Música, como Calendários, Lembretes, Mapas, Mail, Clima, Relógio, Contatos, Safari, Notas, etc. 
Há duas situações em que o Siri realmente se destaca. Quando você está dirigindo um carro e para algumas tarefas que se provaram mais rápidas por meio de voz do que pelo toque, como ajustar o despertardor no iPhone.
Em uma ação rara, a Apple lançou o serviço em uma versão “beta”. E há uma razão para isso (além dos poucos idiomas em que ele está disponível): assim que começar a usar o Siri, você vai perceber suas limitações. 
Novo recurso de comando por voz Siri é exclusivo do iPhone 4S

Ele funciona muito bem com mensagens de texto, mas não com e-mails. Sabe muito sobre clima e restaurantes, mas nada sobre horários de cinemas. A Apple diz que compreender o que você diz é a parte fácil, e a que a verdadeira “genialidade” do Siri está em entender o que você quer quando diz essas palavras e te dar a resposta.
Se isso for verdade, o Siri precisa ser conectado a muito mais apps e fontes de informação (incluindo aplicativos de terceiros, que atualmente não funcionam com ele).
Apesar de todo o hype quanto ao Siri, outra tecnologia relacionada a controle por voz pode se provar mais importante para a produtividade dos usuáriios: a Dictation. Seguindo o exemplo do rival Android, o iPhone 4S agora pode converter o que você diz em texto escrito em qualquer aplicativo.
Siri no Brasil

Inicialmente, esse recurso não estará disponível em português, e a Apple não divulgou previsão para isso. Além de ter que falar outro idioma, o usuário brasileiro não encontrará, incialmente, informações locais, como localização de restaurantes, na base de informações oferecida pelo Siri.
Conselho de compra da Universal Celulares

Para os donos do iPhone 3GS, lançado em 2009, o iPhone 4S parece ser um ótimo negócio. Principalmente por mudanças significativas, como a tela Retina, a câmera frontal para videochamadas, câmera muito melhor para fotos e vídeos e processador mais rápido.
Já para os donos do iPhone 4, o charme do 4S é um pouco mais sutil. Não há dúvidas que ele é mais rápido e possui uma câmera melhor, mas o grande salto aconteceu entre o iPhone 3Gs e o 4. O pulo do iPhone 4 para o 4S é um pouco mais incremental.
O Siri certamente é intrigante, mas em sua fase beta ainda não está claro o quanto ele será útil a longo prazo. Nós próximos meses teremos uma ideia melhor sobre o recurso.
No fim das contas, o iPhone 4S segue a recente trajetória de lançamentos da Apple: é um objeto com algum apelo para as pessoas que fizerem upgrade de seus telefones há um ano, e ao longo do próximo ano, muitos deles descobrirão que vale a pena atualizar para o iPhone 4S.
Mas a espera acabou para todas as pessoas que estavam com seus iPhone 3G ou 3GS: é hora de atualizar, sem nenhuma dúvida. O iPhone 4S tem velocidade, uma ótima câmera, alguns recursos legais de reconhecimento de voz, e o mesmo design bacana do iPhone 4, introduzido no iPhone 4S.








Nenhum comentário:

Postar um comentário