terça-feira, 30 de abril de 2013

Dica: como configurar uma conta do Google sem Exchange no iPhone ou iPad

O Google abandonou o suporte ao protocolo Exchange ActiveSync e com isso, novos usuários terão que configurar o Gmail de forma diferente no iOS. Veja como fazer.

                                                               
Entendendo o caso

No final de 2012, o Google anunciou que deixou de dar suporte ao protocolo Microsoft Exchange ActiveSync, substituindo-o pelas tecnologias CallDAV, IMAP e CardDAV.
Esta briga entre Microsoft e Google acabou respingando nos usuários de iOS, pois era justamente o ActiveSync que permitia as notificações push em emails do Gmail, que avisa da chegada de um email assim que ele chega na sua caixa de entrada. Felizmente, o iOS suporta normalmente os protocolos abertos adotados pelo Google e é justamente uma questão de mudança de configuração.
Configurando o Gmail no iPhone, iPod ou iPad
Se você tinha já configurado o Exchange antes da mudança, não deve ter notado diferença, pois o serviço continuará ativo para antigos usuários. Porém, quem está trocando de aparelho não está mais conseguindo configurar sua conta do Google pelo Exchange no novo dispositivo.
Com a nova configuração, o aplicativo Mail só avisará da chegada de uma mensagem no intervalo de 15 minutos, utilizando o padrão do sistema. Quem usa o aplicativo independente Gmail continuará recebendo notificações instantâneas sem precisar do ActiveSync., mas como o iOS ainda não tem uma maneira de escolher o cliente de email padrão diferente do Mail, você terá que configurar sua conta também no sistema normal.

Veja duas maneiras de conectar os emails, calendários e contatos da sua conta do Google no iOS.

1. Pagando por uma conta Google Apps Business
O Google continuará oferecendo suporte ao Exchange através de seu serviço Google Apps Business, que é pago (mais detalhes aqui). Então, quem necessita muito manter o Exchange em sua conta do Google, esta é a única maneira no momento.

2. Configurando o email, calendários e contatos, sem ActiveSync
Para configurar os serviços do Google no iPhone, iPod ou iPad, siga os passos:

∙•➤ Para sincronizar emails e calendários do Google
Passo 1: 
Abra os Ajustes e vá até o menu Mail, Contatos, Calendários e toque em Adicionar Conta. Selecione “Gmail” e preencha seus dados de login na conta do Google.



Passo 2: Selecione as opções “Mail” e “Calendários“, para sincronizar a sua conta com o iOS. Com isso, você receberá seus emails no aplicativo nativo Mail e verá seus calendários no aplicativo nativo Calendário. Como opção, desative a opção “Arquivar Mensagens” se você quiser que ele apague as mensagens e não apenas as arquive.


∙•➤ Para sincronizar os contatos do Google
Passo 1: Caso você tenha contatos no Google e queira sincronizá-los com o iPhone ou iPad, você terá que adicionar uma configuração extra. Vá em Ajustes, no menu Mail, Contatos, Calendários e toque em Adicionar Conta. Selecione “Outra“.


Passo 2: Selecione Adicionar Conta CardDAV e preencha seus dados, conforme o exemplo:
Servidor: digite “google.com.br”.
Nome de usuário: digite sua Conta do Google completa ou o endereço de e-mail do Google Apps.
Senha: a senha de sua Conta do Google ou do Google Apps. (Se tiver ativado a verificação em duas etapas, você poderá gerar e inserir uma senha específica do aplicativo.)
Descrição: digite uma descrição da conta (por exemplo, “contatos do Google”).
A partir daí, seu iPhone ou iPad sincronizarão os contatos do Google.
Com estas configurações, você terá o email, os calendários e os contatos do Google no seu iPhone, iPod touch ou iPad. Lembrando que você não é obrigado a habilitar os três, se não quiser, podendo optar somente pelo email, calendário ou contatos.

Att. Equipe Universal Celulares

Nenhum comentário:

Postar um comentário